Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

OS DOIS HEMISFÉRIOS DO NOSSO CÉREBRO

 O nosso cérebro é constituído de dois hemisférios, o lado direito, e o esquerdo.
 O lado direito é responsável pelas nossas emoções, sentimentos, crenças, intuição, e o lado esquerdo pelo nosso raciocínio lógico, nossa razão, intelecto.
 Uma pessoa equilibrada, deveria usar 50% de emoção, e 50% de razão.
 Os homens normalmente, utilizam 70% de razão, e 30% de emoção.
 Já as mulheres conseguem utilizar 50% de razão, e 50% de emoção.
 As mensagens enviadas pelo cérebro são cruzadas, por exemplo: as emoções que estão do lado direito se manifestam em nosso lado esquerdo, e a razão que está no lado esquerdo se manifesta em nosso lado direito, então quem é canhoto tem maior probalidade de ser mais emotivo, e o destro utilizar mais a razão.
 Se usarmos somente as nossas emoções, seremos aquela pessoa sentimentalista, chorona, que tem fé cega, fácil de ser enganada, que acredita em tudo o que os outros dizem, saudosista, que vive no mundo da lua, podendo em seu extremo se tornar um fanático religioso.
 Agora se usarmos somente o lado da razão, seremos aquela pessoa durona, calculista, que só pensa no poder, cruel, que quer pisar no próximo, não medindo consequências para conseguir seus objetivos, e em seu extremo pode se tornar um ditador.
 E o que teríamos que fazer para termos a conexão dos dois hemisférios?
 As artes, elas são responsáveis por fazer a ligação entre os mesmos, e as artes, não seriam necessariamente a pessoa ter alguma aptidão por tocar algum instrumento musical, pintar obras de arte, cantar, escrever poesias, ou outra qualquer atividade artística, mas sim estar no ATO PURO, ou seja, podemos fazer arte cozinhando, lavando e passando roupa, trabalhando em um jardim, ou qualquer coisa que façamos com amor, dando o melhor de nós mesmos naquilo que estamos fazendo.
 Exemplo disso, foi o que aconteceu em uma loja de produtos naturais, que tinha uma fabricação de pães; o padeiro que manipulava os pães ia sair de férias, e precisava de alguém que o substituísse, e eis que apareceu uma senhora que se prontificou a fazer os pães.
 Ela disse: eu nunca fiz pão em minha vida, mas se você me ensinar farei com a maior boa vontade possível, ao que o padeiro lhe passou a receita, e a maneira de fazer.
 Então ela colocou os ingredientes em um recipiente, e começou a mexer a massa rezando um PAI NOSSO, para sua surpresa o pão ficou melhor do que o padeiro que já fazia há muito tempo.
 Com a qualidade melhor, aumentou a clientela.
 Um dia apareceu uma senhora de idade que já tinha ficado freguesa, e a mesma estava cansada e pediu uma cadeira para sentar, foi prontamente atendida, e começou a conversar com a padeira.
 Então a padeira  perguntou aonde ela morava, quando a senhora respondeu, a padeira ficou surpresa, pois era muito longe da loja.
 Ao que a padeira retrucou, mas perto de sua casa não existe nenhuma padaria?
 A senhora respondeu, tem sim, mas vou lhe contar uma coisa, eu tenho uma filha com cancêr, e o único alimento que ela consegue comer, é o pão que a senhora faz.
 Imaginem então, se essa energia de dar o melhor de nós, no que estamos fazendo, como poderíamos melhorar o mundo a nossa volta?
 Experimente, você não vai pagar nada por isso.
 E biblicamente falando, é dando que se recebe, e não vice versa.
 Outro exemplo, de como devemos usar a emoção e a razão, para termos uma ação mais equilibrada.
 Quando perdemos um ente querido, nossa vontade era de ficar a seu lado, mesmo ele já não tendo mais vida terrena, mas se usarmos somente a nossa emoção nesse ato, nossa ação seria desequilibrada, pois seu corpo já começa a sofrer um processo de decomposição, então mesmo sendo muito difícil usamos a razão, para enterrarmos, ou cremarmos seu corpo.
 Outro exemplo de atitude desequilibrada de muitas pessoas, (principalmente mulheres e crianças), é a artimanha de chorar, para conseguir algo de seu interesse, elas querem dominar uma situação, por isso choram para conseguir seu intento.
 E se nós cedermos a essa atitude de choro, também estaremos numa atitude desequilibrada de usarmos somente a emoção.
 Por isso, é que todos os verdadeiros artistas em sua essência plena, despertam a atenção das multidões, eles demonstram a intenção da procura do equilíbrio, que todos nós buscamos.
 E a nossa conexão com esse mundo das artes, nos transporta para a verdadeira realidade, por isso quando ouvimos uma música que nos toca profundamente, desejamos que ela nunca se acabe.
 Portanto esse mundo que vivemos agora, não é o mundo verdadeiro, que Deus criou para nós, e sim o que o homem em sua vontade invertida transformou.
 O PARAÍSO EM UM VERDADEIRO INFERNO.