O conhecimento nos proporciona um grande aprendizado, desde os primeiros contatos com as letras e números, com o que começamos a formular palavras, frases, e a dinâmica da escrita e leitura, como também as contas matemáticas, para futuramente escolhermos uma profissão; na tecnologia para manipular máquinas, no domínio de um novo idioma, nas leis de trânsito para conseguirmos a habilitação para dirigirmos veículos automotores, e tantas outras coisas que necessitamos para conviver com o meio que nos cerca.
O conhecimento de cada um se deve ao esforço de querer estudar, e aprender alguma coisa, que futuramente talvez não valha nada, no mundo relativo que vivemos.
Exemplo disso tínhamos o entendimento de que a terra era o centro de todos os planetas, mas depois das descobertas do matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico, que na verdade era o sol o centro de todos eles, e o aprimoramento dessa tese pelo gênio italiano Galileu Galilei, físico, astrônomo e matemático, com um QI de 240, sendo que o QI de 140 já é considerado genial; Galileu Galilei condenado pela igreja católica durante a idade média em plena inquisição, e em 1.983, (341 anos depois) foi absolvido por essa mesma igreja.
Isso nos interioriza a repensar no conhecimento como a ( MAIÊUTICA SOCRÁTICA ).
Como a mãe de Sócrates era a parteira Fanerete, ele fez uma analogia do conhecimento como ele sendo um novo parto, um novo dar a luz, uma nova possibilidade de ser entendido.
Primeiro, ele levava seus discípulos e inter locutores a duvidar do seu próprio conhecimento.
Segundo, levava-os a conceber dentro de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão.
Em suma, que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano.
Infelizmente por querer ajudar pessoas a terem pensamentos livres, foi perseguido, e acabou sendo obrigado a ingerir cicuta, um veneno mortal.
Já Platão, que nasceu com o nome de Aristócles, e antes de ser filósofo, e discípulo de Sócrates, foi um exímio lutador, e pelo seu porte físico ganhou o nome de Platão ( do grego plato, que significa plano, e também do largo e amplo ), concebeu o ( MUNDO DAS IDÉIAS ), onde imaginava que todo conhecimento estava nesse mundo, que era só o ser humano ter a liberação da censura, sensibilidade, paciência, percepção, que ele teria acesso a esse mundo, e adquiriria qualquer conhecimento que quisesse.
Partindo da premissa desses dois grandes filósofos, podemos entender que o ser humano é a medida do universo, o uno Socrático ao todo de Platão.
Da máxima de Hermes Trismegistos: " O que está em cima é o que está embaixo. E o que está em baixo, é como está em cima ".
Me sinto um ser privilegiado pela época em que estudei, aonde tive a oportunidade de ter no currículo escolar: filosofia, caligrafia, educação moral e cívica, canto orfeônico, desenho, francês, que saudades dessa época.
Hoje em dia pela interferência das forças ocultas, forças essas que muito falava o então presidente Jânio da Silva Quadros, foi sendo depauperada toda a grade curricular, para as massas serem manipuladas com maior facilidade, sem quase nenhum questionamento, voltando na época antiga de Roma onde a dinâmica era " Dai pão e arena, e governai tranquilo ". Hoje é " Dai bolsa família, bolsa maternidade, bolsa isso, bolsa aquilo, carnaval, futebol, e tantas quinquilharias, que o povo fica calminho, calminho.
Hoje também, a mídia, principalmente as redes de televisão são formadoras de opinião pública, manipulando principalmente através das novelas, (onde o menosprezo com a inteligência humana, na qual se pressupõe um índice de idade, que seria para pessoas de faixa etária de dez anos).
Essas novelas sempre explorando temas como: intrigas, homossexualismo, vilões, energias malignas, temas esses sempre fazendo apologia a negação do bem.
Pois o bem elevaria a auto estima das pessoas, seu bem estar, sua qualidade de vida.
Já a sabedoria é uma energia invisível, que chega até nós por meio de anjos, arcanjos, avatares, mentores espirituais, intuições, sonhos, enfim toda energia do BEM, emanadas de DEUS.
A sabedoria independe do grau de instrução, de credos, de raças, de classes sociais, enfim de qualquer estado em que se encontre o ser humano.
Ela pode ser manifestada em um matuto do campo, pela sua observação das leis da natureza, das fases da lua, em que ele pode cortar um bambu, um cabo de enxada, uma arvore para fazer alguma construção, a colheita de cereais, legumes, verduras, frutas, ervas medicinais, pelas posições das estrelas, pelos ventos, pelos coachos dos anfíbios, indicando se vai chover ou não, pelas plantas que nascem no entorno em que ele vive, indicando que ele está padecendo de algum mal, e esta planta é um balsamo para sua cura.
Segundo Orlando Vilas Boas, sertanista indígena, sempre quando teve um contato inicial com alguma tribo indígena, sempre era o índio, que aprendia nossa língua primeiro, e não vice versa; prova de sabedoria!
Minha avó paterna era analfabeta, entretanto sabia falar três idiomas: espanhol, francês e português; prova de sabedoria!
Uma mãe que tem a intuição de algum mal, que possa acontecer a um filho, quando ele quer ir em algum lugar; prova de sabedoria!
O sonho que teve um seleto pretendente da viagem inaugural do navio Titanic, onde o mesmo já tinha comprado a passagem, e teve um sonho que o navio ia afundar, foi até a empresa de navegação, e relatou o sonho, sendo ridicularizado, e recebendo a resposta de que o navio era infundavel, voltou para casa e novamente teve o mesmo sonho, voltou de novo a empresa, e disse que seus sonhos costumavam ser verídicos, no que novamente não foi ouvido, e assim o mesmo sonho aconteceu pela terceira vez, ele foi até a empresa e cancelou a passagem, e salvou sua vida; prova de sabedoria!
O conhecimento sempre pode ter uma nova versão, no entanto a sabedoria é incisiva, e não pode ser questionada, ela é o que é, plena e verdadeira.
Só o conhecimento torna o ser humano livre!
" Realmente o conhecimento torna o ser humano livre, porém só a sabedoria sabe o que fazer com essa liberdade "
José Bento Rodrigues Garcia
José Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário