Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

30 COISAS QUE VOCÊ DEVE PARAR DE FAZER A SI MESMO

 A #10 é uma necessidade para AGORA.

Marc e Angel são dois escritores que mantém um blog de mesmo nome (Marc and Angel Hack Life, em inglês). Por lá você encontra dicas para uma vida mais produtiva, mais saudável. Uma vida melhor.
Já faz um tempo que eu acompanho o trabalho deles, mas só agora decidi compartilhar com vocês um dos textos mais incríveis que li por lá. A lista de 30 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo. Tradução feita pelo site LifeBuzz.com.

1. Pare de perder tempo com as pessoas erradas

A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria para fora de você. Se alguém quer você em sua vida, eles vão criar espaço para você. Você não deveria ter que lutar por um lugar. Nunca, jamais insista em aparecer diante de alguém que subestima o seu valor. E lembre-se, seus verdadeiros amigos não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está vivendo seus melhores dias, mas sim aqueles que permanecem mesmo nos piores momentos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (2)

2. Pare de fugir dos seus problemas

Encare-os de frente. Não, não vai ser fácil. Não há ninguém no mundo capaz de sair ileso de cada pancada que leve. Não é esperado que estejamos aptos a imediatamente resolver quaisquer problemas. Simplesmente não somos feitos desta forma. Na verdade, somos feitos para nos irritarmos, nos entristecermos, nos machucarmos, tropeçarmos e cairmos. E é por isto ser a razão mesma de viver – encarar problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isso é o que efetivamente nos molda na pessoa que nos tornamos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (3)

3. Pare de mentir para si mesmo

Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. Nossas vidas melhoram apenas quando arriscamos encarar as oportunidades, e a primeira e mais dificil oportunidade que podemos encarar é sermos honestos conosco mesmos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (4)

4. Pare de colocar as suas necessidades em segundo plano

A coisa mais dolorosa é perder-se de si mesmo no processo de “amar” alguém demais, e esquecer de que você é especial, também. Sim, ajude aos outros; Mas ajude-se também. Se existe um momento para correr atrás de sua paixão e fazer algo que realmente importa para você mesmo,este momento é agora.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (5)

5. Pare de tentar ser alguém que você não é

Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo em um mundo que tenta fazê-lo igual a todos os outros. Alguém sempre vai ser mais bonito, alguém sempre será mais esperto, alguém sempre será mais jovem, mas eles jamais serão você. Não mude para que os outros passem a gostar de você. Seja você mesmo e as pessoas certas vão amar quem você é de verdade.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (6)

6. Pare de se apegar ao passado

Você não pode iniciar o próximo capítulo da sua vida se você continua relendo o anterior.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (7)

7. Pare de ter medo de cometer erros

Fazer algo e falhar é ao menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso deixa uma trilha de falhas atrás de si, e cada falha é um passo rumo ao sucesso. Você acaba se arrependendo muito mais das coisas que NÃO fez, do que daquelas que fez.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (8)

8. Pare de se reprender por velhos tropeços

Nós podemos amar a pessoa errada e chorar sobre as coisas erradas, mas não importa o quão erradas as coisas se tornem, uma coisa é certa, os enganos nos ajudam encontrar a pessoa e as coisas que são certas para nós. Todos cometemos enganos, temos tropeços e mesmo nos arrependemos das coisas em nosso passado. Mas você não é seus enganos, nem seus tropeços, e você está aqui AGORA com o poder de definir o seu dia e o seu futuro. Toda e cada coisa que aconteceu na sua vida está te preparando para um momento que ainda virá.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (9)

9. Pare de tentar comprar felicidade

Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que, as coisas que realmente nos satisfazem, são totalmente grátis – amor, risadas e trabalhar naquilo que nos apaixona.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (10)

10. Pare de procurar a felicidade exclusivamente nos outros

Se você não está feliz com quem você é por dentro, você tampouco será feliz em um relacionamento de longo prazo com quem quer que seja. Você precisa criar estabilidade na própria vida em primeiro lugar, antes que possa compartilhá-la com mais alguém.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (11)

11. Pare de ficar ocioso

Não pense demais ou você criará um problema que nem existia, para começar. Avalie as situações e tome ações decisivas. Você não pode mudar o que se recusa a encarar. Progredir envolve assumir riscos. Ponto! Vocẽ não pode andar até a segunda base e manter o seu pé ainda na primeira.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (12)

12. Pare de pensar que você não está pronto

Ninguém realmente se sente 100% pronto quando uma oportunidade aparece. E isto acontece porque as mais grandiosas oportunidades na vida nos forçam a crescer além das nossas zonas de conforto, o que significa que não estaremos totalmente confortáveis, no início.

Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (13)

13. Pare de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas

Relacionamentos devem ser escolhidos com sabedoria. É melhor estar só do que em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se alguma coisa deve ser, ela acontecerá – no seu tempo certo, com a pessoa certa e pela melhor das razões. Se apaixone quando estiver pronto, não quando estiver solitário.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (14)

14. Pare de rejeitar novas relações por que as antigas não funcionaram

Na vida você perceberá que existe um propósito em conhecer cada pessoa que você conhece. Alguns testarão você, outros te usarão, e outros te ensinarão. Mas, o que é mais importante, alguns despertarão o que há de melhor em você.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (15)

15. Pare de tentar competir com todo mundo

Não se preocupe com o que os outros fazem melhor do que você. Concentre-se em bater os seus próprios recordes todos os dias. O sucesso é uma batalha travada apenas entre VOCÊ e VOCÊ MESMO.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (16)

16. Pare de ter inveja dos outros

A inveja é a arte de contar as bençãos alheias, ao invés das próprias. Se pergunte o seguinte: “O que é que eu tenho que todas as outras pessoas desejam?”
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (17)

17. Pare de reclamar e sentir pena de si mesmo

As “bolas com efeito” da vida são jogadas por um motivo – para mudar o seu caminho numa direção que se destina a você. Você pode não ver ou entender tudo no momento em que isto acontece, e pode ser difícil. Mas pense naquelas “bolas curvas” negativas que foram jogadas para você no passado. Você frequentemente perceberá que no final elas te levaram a melhores lugares, pessoas, estados de espírito, ou situações. Então sorria! Deixe todos saberem que hoje você é mais forte do que era ontem, e então você será.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (18)

18. Pare de guardar rancor

Não viva a sua vida com ódio no coração. Você acabará machucando a si próprio muito mais do que as pessoas que você odeia. Perdoar não é dizer “o que você fez de errado comigo não tem importância”, é dizer “eu não vou permitir que o que você fez comigo seja a ruína eterna da minha felicidade”. Perdoar é a resposta… desapegue, encontre paz e liberte-se! E lembre-se, o perdão não é apenas para as outras pessoas, é para si mesmo também. E você deve perdoar-se, seguir em frente e tentar fazer melhor na próxima vez.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (19)

19. Pare de deixar os outros te rebaixarem ao nível deles

Recuse-se em baixar os seus padrões de qualidade para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (20)

20. Pare de perder tempo se explicando aos outros

De toda forma, seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar. Apenas faça o que seu coração aponta como o caminho certo.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (21)

21. Pare de fazer as mesmas coisas de novo e de novo sem uma pausa

A hora certa de respirar profundamente é quando você não tem tempo pra isso. Se você continuar insistindo no que está fazendo, você vai continuar obtendo o mesmo resultado. Às vezes, você precisa se distanciar um pouco para ver as coisas mais claramente.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (22)

22. Pare de negligenciar a beleza dos pequenos momentos

Aproveite as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e descobrir que elas eram as grandes coisas. A melhor porção da sua vida será composta dos pequenos e inomináveis momentos que você passa sorrindo junto de alguém importante pra você.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (23)

23. Pare de tentar alcançar a perfeição

O mundo real não recompensa o perfeccionismo, ele recompensa as pessoas que conseguem fazer as coisas.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (24)

24. Pare de seguir o caminho do menor esforço

A vida não é fácil, especialmente quando você planeja alcançar algo de valor. Não pegue o caminho mais fácil. Faça algo extraordinário.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (25)

25. Pare de agir como se tudo estivesse bem, quando não está

É perfeitamente normal desmoronar por um breve período. Você nem sempre precisa fingir que é o mais forte, nem constantemente tentar provar que tudo está indo bem. Você tampouco deveria se preocupar com o que os outros pensam – chore se precisar – é saudável colocar suas lágrimas para fora. Quanto mais cedo você o fizer, mais cedo você estará apto a sorrir genuinamente de novo.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (26)

26. Pare de culpar os outros pelos seus próprios problemas

A dimensão com que você conseguirá realizar seus sonhos depende da dimensão com que você assume responsabilidade pela própria vida. Quando você culpa os outros pelo que você está passando, você nega responsabilidade – você dá aos outros poder sobre aquela parte da sua vida.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (27)

27. Pare de tentar ser tudo para todos

Alcançar isto é impossível, e tentar apenas te levará ao esgotamento. Mas fazer uma pessoa sorrir PODE mudar o mundo. Talvez não todo o mundo, mas o mundo dela. Então estreite o seu foco.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (28)

28. Pare de se preocupar demais

A preocupação não removerá os obstáculos do amanhã, mas removerá as delícias do dia de hoje. Um modo de verificar se algo vale o esforço de super ponderar a respeito é se fazer a seguinte pergunta: “Isso importará daqui a um ano? Três anos? Cinco anos?”. Se não, então não é nada que valha o esforço de preocupar-se.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (29)

29. Pare de focar naquilo que você não quer que aconteça

Foque naquilo que você quer que aconteça. Pensamento positivo está na dianteira de todo grande história de sucesso. Se você acordar toda manhã com o pensamento de que algo maravilhoso acontecerá na sua vida hoje, e você prestar muita atenção, você com frequência descobriá que tem razão.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (30)

30. Pare de ser ingrato

Não importa o quão bom ou o quão ruins as coisas estejam, acorde todo dia grato pela sua vida. Alguém em algum lugar está desesperadamente lutando pela própria vida. Ao invés de pensar naquilo que falta, tente pensar em tudo aquilo que você já tem e que quase todo mundo sente falta.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (31)
Se você chegou até aqui, é porque você gostou do leu, certo? Então você pode compartilhar esse texto com seus amigos e familiares. É só clicar no botão abaixo.
Obrigado pela visita!

SILÊNCIO, POR FAVOR ! ESTOU MEDITANDO

Ujatoba_debora_meditacao

SILÊNCIO, POR FAVOR! ESTOU MEDITANDO

por Debora Ganc
Muitos de nós acreditamos que meditar é aprender a lidar com o stress, se desligar, se afastar de tudo. Apesar de esta afirmação ser parcialmente verdadeira, o propósito da meditação na realidade é justamente o contrário. É não se afastar de tudo, mas sim entrar em contato com tudo isso. Não se trata apenas de sair do stress, mas de encontrar a paz interior. A paz que todas as tradições espirituais mencionam e que ultrapassa qualquer entendimento.
A meditação é uma maneira de entrar no espaço que existe entre nossos pensamentos. Temos um pensamento aqui e outro ali e entre cada um deles existe um pequeno espaço vazio.
De acordo com as tradições mais sábias, esse espaço entre os pensamentos é a janela, o corredor, o movimento circular em volta de um eixo para se alcançar a mente infinita. O mistério que algumas pessoas nomeiam como o espírito divino.
Não precisamos usar esse tipo de terminologia, mas é importante saber que se trata do centro, do coração de nossa consciência. Quanto mais conhecermos este espaço entre os pensamentos, mais vamos ter certeza de certas verdades.
Este espaço é um campo de possibilidades infinitas, de puro potencial. Percebemos que tudo está conectado a todos. É um espaço de criatividade e imaginação infinitas. Um lugar onde está algo que chamamos de efeito do observador ou poder da intenção.
Quando conseguimos trazer a intenção para este lugar de poder, conseguimos que a própria intenção organize a sua realização. É a isso que as pessoas chamam de “lei da atração”. São qualidades maravilhosas do nosso próprio espírito.
Durante a meditação procuramos entrar neste espaço para alcançar possibilidades infinitas, criatividade, imaginação e, principalmente, queremos encontrar o poder da intenção. Essa é a verdadeira função da meditação.
Escolha um lugar seguro onde não será perturbado. Sente-se em uma cadeira ou no chão, o que achar melhor, mantenha as costas desencostadas e eretas para trabalhar o estado de estar alerta. Mas se você estiver doente ou precisar ficar deitado, está bem também. O importante é se sentir confortável. A nossa mente está condicionada a adormecer quando estamos na posição deitada então é provável que vá sentir sono.
Voltando à posição sentada na cadeira suas mãos podem relaxar no seu colo, as palmas das mãos viradas para cima ou se preferir escolha outra forma se isso o fizer sentir mais aberto/a.
Preste atenção à sua respiração. Quando prestamos atenção à nossa respiração, estamos no momento presente. Em um ritmo natural e sem forçar, permita que sua respiração aconteça para fora e para dentro.
Escolha um mantra para repetir mentalmente, sem mover os lábios ou a língua.
Inevitavelmente surgirão os pensamentos como em uma dança da sua mente, isso é normal. Não tente evitá-los nem se aprofunde neles apenas observe seus pensamentos e os deixe estar sem precisar fazer nada com eles. Se perceber que esta pensando no que esta passando em sua mente, retorne ao seu mantra e volte a sua atenção em sua respiração.
Logo você irá escorregar para este espaço entre os pensamentos.
Os efeitos da meditação são cumulativos e os mestres recomendam 30 minutos duas vezes ao dia.
Tente começar com 15 minutos uma vez ao dia. Conforme a sua prática se desenvolver você irá sentir a necessidade de aumentar este tempo. Em todo caso acho melhor meditar alguns minutos todos os dias do que uma hora uma vez por semana. É benéfico achar esse tempo para se recolher e nutrir.
Resumindo:
Durante a meditação podem ocorrer pensamentos, repetimos o mantra mentalmente.
Pode acontecer que as duas coisas ocorram ao mesmo tempo. Se isso ocorrer, coloque mais atenção ao mantra e à sua respiração.
Também pode ocorrer que o mantra anule os nossos pensamentos aí entramos na lacuna entre eles e escorregamos para este lugar de silêncio e imobilidade.
Podemos adormecer. Se isso acontecer, quando acordar, permita-se mais cinco ou dez minutos para completar a sua meditação.
Escolha uma hora do dia para meditar. A parte da manhã coincide mais com o ritmo de nosso corpo e existem estudos que demonstraram que as rotinas que implantamos na parte da manhã costumam durar mais tempo.
Finalmente lembre-se que o importante é manter a rotina da meditação não importa a hora do dia.

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.
Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

sábado, 12 de abril de 2014

PARA REFLETIR !!!


No mural do colégio da minha filha encontrei um cartaz escrito por uma mãe, avisando que estava vendendo tudo o que ela tinha em casa, pois a família voltaria a morar nos Estados Unidos. O cartaz dava o endereço do bazar e o horário de atendimento. Uma outra mãe, ao meu lado, comentou:
- Que coisa triste ter que vender tudo que se tem.
- Não é não, respondi, já passei por isso e é uma lição de vida.
Morei uma época no Chile e, na hora de voltar ao Brasil, trouxe comigo apenas umas poucas gravuras, uns livros e uns tapetes. O resto vendi tudo, e por tudo entenda-se: fogão, camas, louça, liquidificador, sala de jantar, aparelho de som, tudo o que compõe uma casa.
Como eu não conhecia muita gente na cidade, meu marido anunciou o bazar no seu local de trabalho e esperamos sentados que alguém aparecesse. Sentados no chão. O sofá foi o primeiro que se foi. Às vezes o interfone tocava às 11 da noite e era alguém que tinha ouvido comentar que ali estava se vendendo uma estante. Eu convidava pra subir e em dez minutos negociávamos um belo desconto. Além disso, eu sempre dava um abridor de vinho ou um saleiro de brinde, e lá se iam meus móveis e minhas bugigangas.
Um troço maluco: estranhos entravam na minha casa e desfalcavam o meu lar, que a cada dia ficava mais nu. No penúltimo dia, ficamos só com o colchão no chão, a geladeira e a tevê. No último, só com o colchão, que o zelador comprou e, compreensivo, topou esperar a gente ir embora antes de buscar. Ganhou de brinde os travesseiros.
Guardo esses últimos dias no Chile como o momento da minha vida em que aprendi a irrelevância de quase tudo o que é material.
Nunca mais me apeguei a nada que não tivesse valor afetivo.
Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar. Hoje me desfaço com facilidade de objetos, enquanto que torna-se cada vez mais difícil me afastar de pessoas que são ou foram importantes, não importa o tempo que estiveram presentes na minha vida.
Desejo para essa mulher que está vendendo suas coisas para voltar aos Estados Unidos a mesma emoção que tive na minha última noite no Chile.
Dormimos no mesmo colchão, eu, meu marido e minha filha, que na época tinha 2 anos de idade. As roupas já estavam guardadas nas malas. Fazia muito frio. Ao acordarmos, uma vizinha simpática nos ofereceu o café da manhã, já que não tínhamos nem uma xícara em casa.
Fomos embora carregando apenas o que havíamos vivido, levando as emoções todas: nenhuma recordação foi vendida ou entregue como brinde.
Não pagamos excesso de bagagem e chegamos aqui com outro tipo de leveza:
"só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partir,"é melhor refletir e começar a trabalhar o DESAPEGO JÁ!
Não são as coisas que possuímos ou compramos que representam riqueza, plenitude e felicidade.
São os momentos especiais que não tem preço, as pessoas que estão próximas da gente e que nos amam, a saúde, os amigos que escolhemos, a nossa paz de espírito.
Felicidade não é o destino e sim a viagem.
Martha Medeiros

quinta-feira, 10 de abril de 2014

TELHAS SOLARES

Ujatoba_telha

TELHAS SOLARES

por Ivana Jatoba
Converter a energia do sol em energia elétrica está mais prático e mais fácil. Mais uma inovação sustentável no mercado da construção civil está se popularizando na Europa e Estados Unidos. São as telhas solares ou telhas fotovoltaicas. Se você ainda não teve a oportunidade de vê-las, não se preocupe, pois muito em breve elas serão bastante comuns nos telhados da sua cidade.
Essas telhas são constituídas de pequenos painéis solares integrados na sua parte lisa. Com isso, o aspecto visual do telhado não fica tão comprometido como ficaria no caso da instalação dos painéis fotovoltaicos, julgados como esteticamente feios e por isso muitas vezes rejeitado.
Além da eficiência energética de alguns modelos dessas telhas ser maior do que dos painéis solares tradicionais, aquelas podem gerar uma média de 860 kWh ao ano por 10 m2 de telhado, em localidades onde o sol bate em torno de 6 horas por dia, segundo a fabricante SRS Energy. Esses números mostram a funcionalidade do sistema, já que uma família de 04 pessoas consome uma média de 2240 kWh por ano, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, então um telhado com 26 m² de telhas solares já atende à demanda da casa.
O Brasil ainda não dispõe desta tecnologia, mas, como empresas especializadas nos Estados Unidos e em países da Europa estão trabalhando para desenvolver diversos modelos adaptáveis em qualquer telhado (nesses países, o uso de energia solar e outras fontes alternativas é estimulado), quando esta novidade chegar por aqui, teremos mais opções de compra.
O custo das telhas fotovoltaicas é alto, até mesmo mais alto que o dos painéis solares. Mas a economia na conta de luz e o fato de se estar usando uma fonte de energia que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta são bons motivos para que esta inovação seja abraçada pelos brasileiros.
Vamos torcer para que as autoridades governamentais em nosso país “acordem” para a importância de se ampliar a nossa matriz energética e nos dê espaço e incentivo para o uso de fontes de energia limpa, como esta.

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.
Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

PESSOAS QUE NUNCA ADOECEM


> DAS PESSOAS QUE NUNCA ADOECEM... GUARDE ESTA RECEITA!!!!
>   Muito Interessante a proposta de hábitos saudáveis recomendados, mas algumas são difíceis de se praticar. Em todo caso, o que vale mesmo é tentar...
> * 
> Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade.
> Conheça agora seus principais hábitos de  vida.
> As respostas estão no livro "Os segredos das pessoas
> > que nunca 
> > ficam doentes", recém-lançado nos EUA. Em suas
> > andanças, Stone percebeu que 
> > cinco povos eram os mais saudáveis: a Barbagia, na Itália;
> > Okinawa, no Japão; a 
> > comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a
> > Península de Nicoya, 
> > na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria.
> > 
> > Outro americano, Dan Buettner, 
> > escreveu sobre o tema em um livro que virou best-seller:
> > Blue Zones: lições de 
> > pessoas que viveram muito para quem quer viver mais. Ambos
> > os autores nos 
> > ajudaram a traduzir as experiências dessas pessoas.
> > 
> > Confira 50 dicas eficazes,
> > comentadas por 21 especialistas 
> > brasileiros.
> > 
> > 1. Beber água mesmo sem ter 
> > sede'
> > 
> > A água está para o corpo humano assim como o combustível 
> > para o carro.
> > Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre 
> > abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a
> > aumentar a saciedade, 
> > evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao
> > aparecimento de diversas 
> > doenças, ao mesmo tempo em que mantém a saúde do sistema
> > renal. "É o baixo 
> > consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior
> > precipitação de 
> > cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos
> > rins", adverte a 
> > nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Centro Integrado
> > de Terapia 
> > Nutricional. Sucos naturais, chás e água de coco também
> > podem ser 
> > usados.
> > 
> > 2. Ir ao dentista regularmente
> > 
> > A boca 
> > é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a
> > importância de permitir 
> > que um profissional a examine a cada seis meses.
> > "Muitas doenças sistêmicas, 
> > como diabetes, alterações hormonais e lesões
> > cancerígenas podem ser detectadas 
> > numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário
> > Antonio Duarte, professor 
> > da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o
> > tratamento das cáries deixa o 
> > organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries
> > não tratadas podem se 
> > tornar a porta de entrada para micro-organismos, que
> > poderão atingir órgãos 
> > nobres como coração, rins e pulmões", alerta o
> > especialista.
> > 
> > 3. Ingerir mais nozes
> > 
> > Bateu aquela fome de fim de tarde? 
> > Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse
> > é um dos segredos 
> > dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem
> > nozes cinco vezes por 
> > semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas
> > cardíacos.
> > 
> > 4. Temperar com alho
> > 
> > "Ele melhora a saúde do coração, 
> > diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e
> > potencializa as nossas 
> > defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela
> > Soares Maia.
> > 
> > 5. Comprar alimentos regionais
> > 
> > Se você puder privilegiar 
> > alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá
> > ganhando. Isso porque os 
> > produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de
> > conservantes, em 
> > geral, são muito mais ricos em nutrientes. Agora, se você
> > puder ir pessoalmente 
> > à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.
> > 
> > 6. Comer mais 
> > frutas
> > 
> > Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das 
> > medidas mais significativas na prevenção de doenças
> > crônicas. A prática foi 
> > observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é
> > fácil entender o porquê. 
> > "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de
> > vitaminas antioxidantes, 
> > boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos
> > industrializados", 
> > diz Isis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana.
> > 
> > 7. 
> > Aprender a planejar
> > 
> > A tensão constante é extremamente prejudicial 
> > à saúde. "Ela afeta o funcionamento do sistema
> > nervoso, hormonal e imunológico", 
> > alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto,
> > professor da USP. Uma boa 
> > maneira de controlar essas reações é não deixar todos os
> > compromissos para a 
> > última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em
> > uma lista", diz o 
> > especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa.
> > 
> > 8. 
> > Fracionar a dieta
> > 
> > Comer mais vezes ao dia e optar por porções 
> > menores é um jeito inteligente de manter o peso estável.
> > "Os jejuns prolongados 
> > desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder
> > nas refeições", explica 
> > a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado
> > de Terapia 
> > Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária
> > em cinco ou seis 
> > refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo
> > de digestão e ao 
> > intestino, evitando sobrecargas.
> > 
> > 9. Aproveitar o contato com 
> > a natureza
> > 
> > Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, 
> > sente-se na sombra de uma árvore. Pratique essa terapia
> > sempre que possível, já 
> > que ela é altamente relaxante. "A vegetação
> > transfere umidade ao ar e, portanto, 
> > o ambiente fica ionizado negativamente. Isso provoca uma
> > reação química no 
> > organismo, gerando uma sensação de muita calma",
> > explica a arquiteta Pérola 
> > Felipetti Brocanelli, professora da Universidade
> > Presbiteriana Mackenzie. A 
> > psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa
> > Catarina, garante que as 
> > atividades ao ar livre também contribuem para recuperação
> > de pacientes: "Quando 
> > os pacientes observam a natureza, eles tiram a atenção da
> > doença".
> > 
> > 10. Levantar peso
> > 
> > A ideia não é apenas ficar forte. "Um dos 
> > principais benefícios é o aumento da densidade óssea,
> > auxiliando na prevenção da 
> > osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no
> > número de sarcômero, a 
> > unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade
> > funcional, muito 
> > comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto,
> > fisiologista e professor de 
> > Educação Física das Faculdades Integradas de Santo
> > André.
> > 
> > 11. Ser um voluntário
> > 
> > Se você ainda não conseguiu um tempo 
> > para isso, é bem provável que não tenha encontrado a
> > causa certa. "Quando se 
> > apaixonar de verdade por um trabalho social, acabará
> > colocando-o na lista de 
> > prioridades", garante o especialista em produtividade
> > pessoal Christian Barbosa. 
> > "Dedicar uma noite por semana já é um bom
> > começo", diz Dan 
> > Buettner.
> > 
> > 12. Celebrar a vida
> > 
> > Não espere algo 
> > de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as
> > pequenas vitórias. 
> > Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na
> > Sardenha, uma das 
> > Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que
> > têm para festejar tudo e 
> > todos.
> > 
> > 13. Cultivar a sua fé
> > 
> > "A religião 
> > empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá
> > uma nova dimensão às 
> > vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda
> > as pessoas a tomar 
> > decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro,
> > professor de Teologia da 
> > PUC-SP.
> > 
> > 14. Trocar o café pelo chá-verde
> > 
> > Ainda 
> > que você precise do café para acordar, faça a
> > substituição.
> > Afinal, o chá 
> > verde também contém cafeína, que funciona como
> > estimulante. O bom é que ele 
> > oferece outros extras. "Diversos estudos mostram que a
> > bebida atua na prevenção 
> > e no tratamento de doenças como Alzheimer e
> > Parkinson", afirma a nutricionista 
> > Andréia Naves.
> > 
> > 15. Pegar leve com as carnes 
> > vermelhas
> > 
> > Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos 
> > de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento
> > intestinal. Então, se 
> > você é do tipo que não pode viver sem um bifinho,
> > contente-se com um filé médio 
> > por dia.
> > 
> > 16. Praticar mais atividade 
> > aeróbica
> > 
> > Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de 
> > exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco
> > associados à hipertensão, 
> > ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora
> > a força e a flexibilidade, 
> > fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e
> > diminui o 
> > colesterol", afirma Zanuto.
> > 
> > 17. Encontrar a sua 
> > tribo
> > 
> > Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem
> > com 
> > amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para
> > encontrar pessoas com 
> > quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das
> > atitudes mais importantes para 
> > garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe
> > dar suporte e que 
> > conectam ou reconectam você com o sentido maior que você
> > dá à sua vida", diz Dan 
> > Buettner.
> > 
> > 18. Ser agradável
> > 
> > Facilita a 
> > convivência social e cria vínculos com pessoas que
> > poderão apoiá-lo quando 
> > necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O
> > autor Dan Buettner é quem 
> > responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não
> > apenas interessante. 
> > Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de
> > falarem apenas de si 
> > mesmas".
> > 
> > 19. Definir seus objetivos
> > 
> > É o que os 
> > moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de
> > Nicoya nomeiam de plano 
> > de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem
> > definidas as suas razões 
> > de viver e investem nesses propósitos.
> > 
> > 20. Conhecer melhor a 
> > ioga
> > 
> > Ela une princípios da meditação, exercícios para o 
> > equilíbrio, alongamento e o treinamento de força, com foco
> > na respiração. Tudo 
> > isso graças à execução de movimentos sequenciados.
> > "A ioga é ótima para a 
> > longevidade, porque fortalece os músculos e ligamentos.
> > Então, os movimentos 
> > tornam-se mais fluidos e seguros. A prática tem ainda um
> > efeito importante na 
> > redução do estresse", diz Dan Buettner.
> > 
> > 21. Guardar o 
> > despertador na gaveta
> > 
> > Dormir bem significa dar ao corpo a chance 
> > de se recompor totalmente.
> > "Se você se deita, dorme logo e acorda bem 
> > disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade",
> > ensina o neurofisiologista 
> > Flavio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das
> > Clínicas (SP). Quem 
> > não tem, corre um risco muito maior de adoecer.
> > "Aqueles que dormem pouco podem 
> > ter um aumento do colesterol e dos triglicérides",
> > complementa 
> > Alóe.
> > 
> > 22. Apostar nos integrais
> > 
> > Não basta 
> > comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é
> > possível incluir a farinha e 
> > aveia integrais na preparação de inúmeros pratos.
> > Quer um bom motivo para 
> > fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados
> > oferecem um aporte muito 
> > maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o
> > germe dos grãos são 
> > retirados, restando praticamente o amido", explica a
> > nutricionista Patrícia 
> > Morais de Oliveira, do Ganep.
> > 
> > 23. Pensar na sua 
> > vocação
> > 
> > Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o 
> > estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de
> > trabalho seja capaz de 
> > fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele
> > que se empenha em uma 
> > carreira para a qual há um sentido profundo, além da
> > manutenção da renda, se 
> > sente mais motivado a investir na atualização dos
> > conhecimentos. E estudar, como 
> > já vimos, é um santo remédio para o cérebro.
> > 
> > 24. Doar seus 
> > pratos grandes
> > 
> > A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 
> > 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de
> > diâmetro. "Há experiências 
> > promissoras sendo realizadas por meio da restrição
> > calórica orientada, que já se 
> > mostrou capaz de aumentar o tempo de vida de animais de
> > laboratório em 60%", 
> > afirma Ellen Paiva.
> > 
> > 25. Ter atitudes 
> > positivas
> > 
> > "As emoções fazem parte daquilo que somos e,
> > portanto, 
> > são capazes de provocar reações físicas muito claras. As
> > positivas curam e 
> > determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz
> > Armando Ribeiro das Neves 
> > Neto.
> > 
> > 26. Emagrecer a despensa
> > 
> > Na hora da 
> > compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade
> > de gordura trans e 
> > evite os que contêm gorduras saturadas.
> > E por um motivo simples: as chamadas 
> > gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de
> > colesterol LDL e 
> > triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de
> > acidente vascular 
> > cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar
> > cuidado com os alimentos de 
> > origem animal, como carnes gordas", alerta a
> > nutricionista Andréia Naves, da VP 
> > Consultoria Nutricional.
> > 
> > 27. Saber como usar a 
> > soja
> > 
> > Em Okinawa, no Japão, o consumo de produtos da soja é o
> > maior 
> > de todo o mundo. O resultado? Dos cerca de 1 milhão de
> > habitantes locais, mais 
> > de 900 pessoas já passaram dos 100 anos. "O consumo
> > frequente reduz os riscos de 
> > doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista
> > Renata C.
> > C. Gonçalves, do 
> > Ganep.
> > 
> > 28. Estudar sempre
> > 
> > Manter as atividades 
> > intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida
> > e muito mais saúde, 
> > principalmente nas idades avançadas. "Exercitar o
> > cérebro vai deixá-lo mais 
> > protegido contra doenças. Na prática, isso significa um
> > risco menor de 
> > limitações físicas, mesmo se algo der errado porque,
> > nesse caso, a recuperação 
> > será muito melhor", explica o neurologista André
> > Gustavo Lima, do Hospital Barra 
> > D´or.
> > 
> > 29. Ter um dia só para você
> > 
> > Os 
> > Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na
> > Califórnia, recolhem-se em 
> > suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar
> > e orar. E esse parece 
> > ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em
> > copiar. Afinal, essas 
> > pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da
> > população americana. "Se 
> > for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a
> > 20 minutos por dia 
> > para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como
> > marcar uma reunião 
> > consigo mesmo", diz Christian Barbosa.
> > 
> > 30. Apagar o 
> > cigarro
> > 
> > Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem 
> > quatro vezes mais chances de enfartar. Agora, se o consumo
> > for maior, o risco 
> > sobe
> > 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do
> > cigarro levam à 
> > contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos
> > batimentos cardíacos, além 
> > abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias.
> > 
> > 31. 
> > Ouvir a sua música
> > 
> > A musicoterapeuta Maristela Smith, das 
> > Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita
> > interessante para quem 
> > quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD
> > com as músicas que 
> > marcaram positivamente a sua vida para criar a sua
> > identidade sonora 
> > musical.
> > Escute-o regularmente, principalmente quando estiver
> > precisando 
> > melhorar o astral", ensina a especialista.
> > 
> > 32. Respirar com 
> > consciência
> > 
> > Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu 
> > ritmo, faça a respiração completa. "Inspire
> > calmamente o ar pelo nariz, contando 
> > três segundos. Então, bloqueie a respiração por um
> > tempo, retendo o ar, e expire 
> > pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando
> > diretamente sobre o 
> > sistema nervoso autônomo", ensina o educador físico
> > Estélio Dantas, professor da 
> > Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
> > 
> > 33. Curtir 
> > os animais
> > 
> > Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles 
> > com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a
> > oportunidade de 
> > tocá-los.
> > Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de 
> > Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica
> > fonte de benefícios 
> > psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma
> > experiência de terapia 
> > assistida com animais em asilos. "O contato com os
> > animais tem melhorado a vida 
> > dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão
> > positiva que eles 
> > chegaram a diminuir o número de medicamentos que
> > tomavam", conta.
> > 
> > 34. 
> > Ser muito mais ativo
> > 
> > Comece descendo alguns pontos 
> > antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de
> > bicicleta, cozinhar, cuidar do 
> > jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de
> > se mexer são 
> > válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar
> > meios de se manter sempre 
> > em movimento. De preferência, concentre-se em atividades
> > que também lhe dão 
> > prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan
> > Buettner.
> > 
> > 35. Desacelerar o ritmo
> > 
> > "Se você não cria um tempo para estar 
> > bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar
> > doente", alerta Dan 
> > Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de
> > alerta. Ele nos permite 
> > realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos
> > bem. Porém, quando 
> > persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga.
> > 
> > 36. Comer mais iogurtes
> > 
> > "Eles reforçam a nossa imunidade", 
> > explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia
> > Davidson Haiat. O que 
> > as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem
> > é melhorar o nosso 
> > humor.
> > Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95%
> > da serotonina 
> > de todo o corpo.
> > 
> > 37. Investir no 
> > ômega-3
> > 
> > Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), 
> > sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de
> > canola são ótimas 
> > fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na
> > redução dos níveis de 
> > colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle
> > da pressão e de 
> > prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos
> > sanguíneos. O composto 
> > ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de
> > osteoporose.
> > 
> > 38. 
> > Controlar o álcool
> > 
> > A curto e médio prazos, o álcool 
> > pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda
> > aumentar a pressão 
> > arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda
> > compromete o funcionamento de 
> > todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o
> > fígado.
> > 
> > 39. Brincar com as crianças
> > 
> > É uma excelente estratégia para 
> > tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou
> > amigos e facilitar o 
> > contato intergeracional. E todos esses aspectos estão
> > associados à longevidade. 
> > Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo
> > de afinidade com os 
> > pequenos.
> > 
> > 40. Construir o próprio jardim
> > 
> > Mexer 
> > com plantas e flores pode ser um hobby interessante e
> > saudável, desde que você 
> > realmente consiga tirar prazer da atividade. "Esse tipo
> > de passatempo é muito 
> > válido para prevenir o estresse, tanto quanto fazer
> > trabalhos manuais ou 
> > cozinhar. Só não pode virar rotina e obrigação. Se a
> > pessoa tem que cozinhar ou 
> > cortar a grama todos os dias, por exemplo, isso passará a
> > representar, na vida 
> > dela, mais uma fonte de tensão. E aí os benefícios não
> > virão", explica Armando 
> > Ribeiro Neto.
> > 
> > 41. Desfrutar do sol
> > 
> > Sentir na 
> > pele o calor dos raios solares não é somente uma receita
> > para adquirir 
> > disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de
> > exposição, oferecemos ao corpo 
> > algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a
> > síntese de vitamina D. 
> > "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio
> > no organismo, prevenindo a 
> > osteoporose, além de fortalecer o sistema
> > imunológico", afirma a 
> > endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade
> > Federal de Minas 
> > Gerais.
> > 
> > 42. Perdoar mais
> > 
> > "Para envelhecer bem, 
> > é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando
> > os erros cometidos e 
> > desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante
> > perdoar aos outros, 
> > percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a
> > psicóloga Dorli Kamkhagi, 
> > colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento
> > do Hospital das 
> > Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de
> > uma mochila que 
> > carregamos", compara.
> > 
> > 43. Dar uma chance à laranja 
> > (fruta)
> > 
> > Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o 
> > nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege
> > contra o câncer, afasta 
> > aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais
> > rapidamente dos 
> > estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista
> > Gabriela Soares 
> > Maia.
> > 
> > 44. Alongar o corpo todo
> > 
> > Os problemas 
> > mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão
> > relacionados ao 
> > envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose.
> > "O alongamento, 
> > enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos
> > principais fatores de 
> > manutenção da autonomia funcional em idosos", garante
> > o educador físico Estélio 
> > Dantas.
> > 
> > 45. Cochilar após o almoço
> > 
> > Na 
> > Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume
> > institucionalizado. E, 
> > em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo
> > também são comuns. 
> > "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia
> > compensatória", diz o 
> > neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias,
> > antes de recomeçar a 
> > jornada.
> > 
> > 46. Priorizar as pessoas amadas
> > 
> > Este 
> > é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones.
> > "Eles contam com 
> > famílias fortes e se apoiam mutuamente", conta Dan
> > Buettner. Relações 
> > verdadeiras nos protegem de situações adversas.
> > 
> > 47. Esquecer-se do sal
> > 
> > A redução de seu consumo é 
> > imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão
> > que, por sua vez, 
> > oferecem as condições favoráveis para que inúmeros
> > problemas de saúde progridam 
> > rapidamente, tais como a insuficiência renal e as
> > complicações cardíacas. "O sal 
> > em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de
> > causar inchaço, também 
> > aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas
> > artérias", explica a 
> > nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse
> > drama, vale cortar o 
> > sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a
> > preparação, para colocá-lo 
> > apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso.
> > Outra dica é reduzir 
> > o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou
> > enlatados.
> > 
> > 49. 
> > Criar um tempo para a família
> > 
> > A união e o apoio mútuo 
> > entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento
> > de tempo e atenção. 
> > Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas
> > pessoas todo o carinho 
> > que merecem? "Vale programar um jogo que possam fazer
> > juntos, que permita 
> > confraternizar e trocar ideias", diz Christian
> > Barbosa.
> > 
> > 50. Usar as dicas diariamente
> > 
> > Caminhar só aos finais de semana 
> > ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos
> > em que a rotina de 
> > trabalho sossega um pouco podem ser um bom começo, na
> > tentativa de transformar a 
> > sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que
> > mudanças pontuais se 
> > transformem em hábitos, para colher resultados
> > significativos no que diz 
> > respeito à saúde e à longevidade. "As pessoas que eu
> > conheci enquanto preparava 
> > o livro possuem diferentes segredos, mas uma coisa que todas
> > elas têm em comum é 
> > a disciplina; elas usam seus segredos diariamente, ou seja,
> > fazem da boa saúde 
> > uma prioridade, um hábito mesmo", finaliza Gene  Stone.

> "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos,  mas também pelo que deixamos de fazer.
    (Moliére)"