A maioria das pessoas, cozinham seus alimentos em panelas de alumínio, sendo as mesmas o pior material, para ser utilizado para fins culinários.
Pois na hora de retirar o alimento delas, o atrito provocado pelos talheres de metal com sua parede, desprende hidróxido fosfato de alumínio, que ataca a mucosa do estômago, o aconselhável seria utilizar colheres de madeira.
Antigamente se utilizavam panelas de ferro, que no fogo em contato com o alimento desprendia esse precioso mineral que é o ferro, indispensável ao nosso corpo.
A carência do ferro em nós, além de provocar anemia, também nos deixa sem direção na vida, pois como o ferro é magnético, perdemos o contato com o Polo Norte, aonde estão suas maiores jazidas.
Por isso se diz, que uma pessoa está desnorteada, quando a mesma está sem direção na vida.
Como acontece com quem controla a qualidade dos alimentos, pois depois de espoliarem os alimentos de quase todas as vitaminas e sais minerais, querem compensar essa perda, com produtos sintéticos adicionados aos alimentos, como o ferro e o ácido fólico adicionados na farinha de trigo branca.
Que atitude insensata, retirar um elemento natural do alimento, para adicionar outro sintético depois.
Outra atitude errada das pessoas, é retirar o alimento da panela, no sentido horizontal, pois os sais minerais
são mais pesados, e ficam no fundo da panela, então quem tira o alimento por cima, fica com menos sais minerais do que aquele, que retira do fundo.
O correto, seria retirar o alimento no sentido vertical, indo de cima até o fundo da panela.
Para uma melhor assimilação do ferro pelo nosso corpo, é necessário evitar o café, e o chocolate, assim como também evitar bebidas lácteas na sobremesa, por conterem excesso de cálcio.
A carência de vitamina A e B12, também dificultam a absorção do ferro.
A ingestão de vitamina C, (ácido ascórbico), melhora a absorção do ferro pelo nosso corpo, além do que essa vitamina é um anti oxidante natural, responsável pela diminuição de radicais livres, que provoca o envelhecimento precoce em nós.
A vitamina C, é muito volátil, por isso é aconselhável chupar as frutas, ou fazer suco, e tomar imediatamente.
As maiores fontes de vitamina C, são as frutas cítricas: acerola, abacaxi, laranja, limão, etc...
Antigamente, nas grandes navegações marítimas, para desvendarem descobertas de novas terras, os marinheiros eram acometidos de escorbuto, que provocava a queda dos dentes pela carência da vitamina C na alimentação.
As maiores fontes de ferro são: melado de cana de açúcar, rapadura, açúcar mascavo, frutas secas, cereais e pães integrais, agrião, couve, salsinha, lentilha, ervilha, grão de bico, nozes, castanhas, uva e também seu suco, etc...
Salve 12/ 03/ 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário