As duas primeiras prioridades primárias, da nossa vida física, como já citei na cronica Dialética - Sentimento x Pensamento, são em primeiro lugar, o nosso sentir, e em segundo lugar, o nosso pensar.
Se você perguntar, para a maioria das pessoas, qual é a primeira necessidade básica de sobre vivência, com certeza elas respondem, que é comer.
Totalmente errado.
Qual é a terceira necessidade?
A terceira necessidade básica, é o ato de respirar.
Um mergulhador profissional, consegue ficar em média 3 minutos sem respirar, imaginem nós então.
Respirar corretamente é tão fundamental, que é um excelente método para reduzir a ansiedade, apesar de que um pouco dela, incentiva a realizar nossos sonhos.
A ansiedade, é uma das maiores causas de acidentes no trânsito, porque as pessoas ficam impacientes, e não respeitam as leis do trânsito, querendo sempre chegar com muita pressa ao seu destino, em consequência disso deixam de viver aquele presente, e se você não acha bom aquele momento, interiorize o porque daquilo estar acontecendo na sua vida, e deixe de voltar ao passado, que já se foi, e também não se projete no futuro, que ainda está por vir.
Então, pela lógica de manter nossa vida, por que priorizamos outras coisas, que não são tão fundamentais assim?
É uma inversão de valores do ser humano.
Aprendi a dirigir com 13 anos, em um caminhão com câmbio seco, ( câmbio seco é um sistema de engrenagens, que não existem anéis sincronizados, você tem que engatar no tempo correto ), e logo que fiz 18 anos já tirei minha carta de motorista, e fui aprovado no primeiro exame, depois de algum tempo fui tirar minha carta de motociclista, já sabia dirigir e andar de bicicleta, mas não tinha prática de andar com moto, fui em uma auto escola, e fiz somente 2 aulas práticas, e marquei o exame prático.
Quando lá cheguei, o mais difícil seria fazer o 8 com a moto, e não podia colocar o pé no chão, vendo outros alunos fazerem o exame antes do que eu, fiquei apreensivo, e duvidei da minha capacidade.
Aí pensei, bom se eu passar tudo bem, mas se eu não passar faço o exame novamente; então respirei profundamente por algumas vezes, no que senti uma tranquilidade e uma auto confiança tão grande, que passei sem problemas no exame.
Via de regra, só utilizamos 1/3 da nossa capacidade pulmonar, e ainda respiramos errado, se você observar uma criança recém nascida, ela usa muito a respiração diafragmática, preste bem atenção na sua barriguinha que sobe e desce. Depois crescemos e desaprendemos isso.
Nós respiramos só com a parte superior do pulmão, e o restante do ar fica estagnado.
O que é um carro turbinado?
É um carro, que possuindo uma turbina, injeta mais oxigénio na queima do combustível, e consequentemente ele melhora a combustão, e o veículo anda mais.
Conosco se dá a mesma coisa, se ingerirmos um alimento de melhor qualidade, e respiramos melhor, como somos uma máquina também, o nosso corpo funcionará mais e melhor.
A respiração de melhor qualidade, melhora a oxigenação do nosso cérebro, que passará a ter um raciocínio mais fluente, e um comando melhor para o nosso corpo, pois é o cérebro quem comanda o corpo, e não vice versa.
Então, quando você for respirar agora, esvazie bem os pulmões, e vá inspirando vagarosamente e estufando a barriga, veja o máximo de ar que você consegue inspirar, segure um pouco, e vá expirando bem lentamente, até sentir que não existe mais ar.
Repita novamente, alguma vezes.
Treine bem isso por algum tempo, que depois vai ficando um processo automático.
Depois de respirar, qual é a nossa quarta necessidade?
Beber, mas não qualquer coisa, e sim água pura, pois nosso corpo contém de 60 a 70% de água.
O ideal seria beber 2 litros por dia, e de preferência 500 a 750 ml em jejum, e para quem não consegue, se faz necessário fazer um treinamento. Encha um recipiente de 500 ml, ou 1 litro, e vá bebendo bem devagar, um gole de cada vez, e não virando grandes doses, ou o copo inteiro.
Pois aí, você não hidrata seu corpo, e ela não vai fazer a função corretamente.
Exemplo: uma planta em um vaso, se você despejar um litro de água de uma vez, grande parte dessa água vai escorrer fora do vaso, mas se você for colocando bem devagar, a terra vai absorvendo a água, e a deixando com umidade para a planta absorver os nutrientes, para manter seu vigor.
Em um capítulo específico vou relatar mais sobre a água.
E qual é agora, nossa quinta necessidade básica?
Aí sim é o comer, mas não viver para comer, e sim comer para viver. Normalmente comemos bem mais que nosso organismo necessita, como consequência aumenta a formação de radicais livres.
Beber, comer, e perpetuar a espécie, é a grande característica instintiva da maior parte dos animais.
Nós seres humanos, somos mais que animais, temos uma centelha divina em nós, por isso temos que nos esforçar para merecermos a oportunidade, que Deus nos confiou, como seus filhos, de fazermos coisas belas, boas e verdadeiras.
Hoje vivemos em uma época de coisas descartáveis, montadoras de veículos, exigem que seus projetistas façam cálculos para que os carros durem menos tempo, as de eletro domésticos também, as embalagens, em sua grande maioria são descartáveis.
Que saudades da época em que se levava o litro no armazém, para ele ser enchido de óleo, e tantas outras coisas, que eram mais simples e gostosas de fazer.
Com esse pensamento do descartável, que tomou conta do poder económico, até a própria vida das pessoas, passou a ter esse conceito, diante da classe médica, que passou a ser, meros funcionários de grandes laboratórios farmacêuticos, que não conseguem mais ver um ser humano diante de si, como seu irmão, que merece respeito, dignidade e fraternidade.
Então vejam bem, se não dermos o devido valor, a essas prioridades básicas de nossa existência, aqui nesse plano em que vivemos, como vamos só pensar em trabalhar, ganhar dinheiro, sermos consumistas, sustentar os ditames da moda de vestuário, das nossas vaidades pessoais, e superficiais, e nos afastarmos cada vez mais da nossa natureza divina, destruindo esse paraíso terrestre que Deus com tanto amor, nos colocou a disposição para usufruirmos.
Reflitamos bem, e interiorizemos isso !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário