Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

NEURÓBICA

 Do total de 100% dos nossos neurônios cerebrais, a maioria das pessoas utilizam 10% deles, sendo que existem pessoas que utilizam 5%, e quem usar 11% já é um génio.
 A conexão dos impulsos nervosos entre os neurônios, se chama sinapse.
 A ingestão de uma quantidade de água ( de preferência dois litros por dia, e se tomarmos de 500ml a 750ml em jejum melhor ainda, favorece a sinapse).
 Se conseguirmos um vórtice nos neurônios ( vórtice = movimento espiral ao redor de um centro de rotação ), poderemos desenvolver um movimento em cadeia nos neurônios, que poderemos fazer coisas inexplicáveis como: andar sobre as águas, atravessar paredes, fazer tele transporte do nosso corpo, e muitas coisas mais.
 Pois até Jesus disse: podereis fazer coisas que faço, ou maiores ainda que elas.
 Ludwig van Beethoven, um dos génios da música clássica, jogava água gelada em sua cabeça, tentando provocar o despertar de neurônios latentes.
 Mas, enquanto ainda, não nos desenvolvermos a esse ponto, poderemos exercitar nosso cérebro, para que ele continue saudável, e fique longe do alemão ( Alzheimer ).
 Começar a aprender um novo idioma, escrever, iniciar estudo para tocar um instrumento musical, pintar, fazer hobies, ou outro qualquer tipo de arte, faz a ligação dos dois hemisférios cerebrais, o racional, e o emocional, e nos capacita para termos ações mais equilibradas, ao tentar usar 50% de razão, e 50% de emoção.
 Um problema, que afeta os mais idosos, e mesmo até jovens, é deixar chaves em algum lugar, e depois esquecerem onde as deixou. Um ótimo exercício, é quando a gente for colocar as chaves em algum lugar, é dizer em silêncio para si mesmo, estou colocando as chaves, ou qualquer outro objeto que seja, AQUI, e não colocar mecânicamente, mas sim estar presente no ato em si.
 Faça jejum a cada 7, ou 10 dias.
 O termo Neuróbica ou Neuro fitness, surgiu nos Estados Unidos, com o neuro cientista americano Larry Katz.
 Ele diz que 80% do nosso dia a dia é rotina, e que devemos quebrar essa rotina, com coisas diferentes do que fazemos, mudando além dos cinco sentidos audição, olfato, paladar, tato e visão, mudarmos também o sentido emocional e o social.
 A Neuróbica, consiste em fazer exercícios para o cérebro, assim com fazemos também com nosso corpo, para se desenvolver de uma forma mais equilibrada e plena.
 Fazendo coisas diferentes dentro da própria rotina.
 A Neuróbica, não vai devolver um cérebro mais jovem a você, mas sim ajudar a acessar o arquivo de memórias, que um jovem de 20 anos não´possui.
 Eis aqui alguns exercícios para exercitar seu cérebro:
 Vá ao trabalho por caminhos alternativos, e não sempre fazendo o mesmo percurso.
 Quem for destro, tentar escrever e utilizar a mão esquerda, e quem for canhoto, vice versa.
 Andar de trás para a frente.
 Vestir-se de olhos fechados.
 Estimular o paladar, comendo coisas diferentes, e tentar descobrir os ingredientes da comida que você está comendo, desde que você não a tenha feito, e depois confirmar com quem a fez.
 Tente memorizar as compras do mercado, ao invés de fazer uma lista delas.
 Aprenda uma palavra nova todos os dias, e tente introduzi-la nas conversas do dia a dia.
 Ao ler uma palavra, pense em 5, que comece com a mesma letra.
 Quando for dormir, tente lembrar de tantas coisas, quantas possíveis, que ocorreu no seu dia.
 Faça sudoku, palavras cruzadas, ou outro puzzle ( quebra cabeças ) qualquer.
 Experimente entender, e brincar com jogos diferentes.
 Ao entrar em algum lugar, que tenha muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do seu lado esquerdo, e do seu lado direito.

 E tente fazer cumprimentos de uma forma diferente, vamos tentar, diga:
 ON SHANTI ( paz interior ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário