Câimbras
22.11.2013 - Por Selma Amaro - Deixe um comentário
Muitas vezes há uma contração involuntária dos músculos. Quando esse espasmo passa a ser repentino, intenso e doloroso provavelmente é câimbra. As câimbras são muito comuns e afetam geralmente pernas, principalmente a panturrilha (batata da perna), músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, braços, barriga e outros menos frequentes.
As causas podem ser:
- Circulação, insuficiência venosa.
- Deficiência em potássio, cálcio, magnésio, fósforo.
- Atividade física intensa.
- Gravidez.
- Longos períodos em postura inadequada.
- Problemas de coluna.
Não há necessidade de se tomar nenhum remédio (quando a causa for algum problema de coluna, somente com uma avaliação medica poderá indicar o melhor tratamento). Esses espasmos não costumam ser demorados. No momento da contração, procure:
- Alongar o músculo, fazer movimentos circulatórios com as pernas, flexionar os pés para frente e para trás.
- Massagear toda a região, não só a área afetada, faça movimentos de deslizamentos profundos alternando com amassamento para estimular a circulação.
- Trabalhe com o polegar os pontos doloridos nas pernas. Use um óleo de arnica para ajudar aliviar a dor.
Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT - Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque” em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente profissional.
Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário