Pesquisar este blog

sábado, 2 de novembro de 2013

VIVER EM PAZ NO MUNDO DA IMAGEM VERDADEIRA

 Após refletir bem, percebi que o fato de eu acreditar que a "Terra está em movimento", se devia não porque cheguei a essa conclusão teoricamente, mas porque assim aprendi na escola. O fato de o prof. Taniguchi ter despertado para a Verdade de que "a matéria não existe", desenvolvendo a partir desse ponto a doutrina da Seicho-No-Ie, e fazendo com que inúmeras pessoas que a conheceram tivessem experiências milagrosas, comprova a grande profundidade dessa Verdade.
 "Compreender que a doença pode melhorar, ou piorar conforme a atitude mental, é uma tarefa relativamente fácil que qualquer um consegue. Mas compreender que a doença não existe é uma façanha, e quem o consegue pode se considerar evoluído espiritualmente. Pessoas comuns têm dificuldade para conseguir atingir este nível de compreensão; mas, uma vez conseguido, viverão totalmente livres como peixes na água." (A Verdade da Vida, vol. 15, p. 94-95).
 Aqui diz claramente, que quem consegue compreender a expressão "não existe", empregada na afirmação "a matéria não existe", ou "a doença não existe", pertence à categoria dos evoluídos espiritualmente.
 Eu, que apenas compreendia que "a doença pode melhorar, ou piorar conforme a atitude mental", era um inepto da Seicho-No-Ie. Já que era um adepto da Seicho-No-Ie, meu desejo profundo era ser um douto nessa doutrina, e não um inepto. Assim, refleti muito sobre o fato de ainda ter compreendido apenas a parte da lei mental, que diz ser o mundo manifestação exclusiva da mente, e sobre o fato de estar, até então, tentando compreender teoricamente a Verdade de que "a matéria não existe".
 Chegando a esse ponto, comecei a ter uma vaga compreensão da profundidade dessa Verdade e, posteriormente, mudei o meu modo de ler A Verdade da Vida.
 "Jesus Cristo diz claramente na Bíblia: O meu reino não é deste mundo. Ele afirma que o seu reino não é o mundo material, e jamais disse que este foi criado por Deus. Quando interpretamos o cristianismo e o budismo om base na Verdade descoberta pela Seicho-No-Ie de que a matéria não existe, compreendemos que Deus e Buda são um só Ser". (A Verdade da Vida, vol. 21, p.21).
 Lendo este trecho, compreende-se que a afirmação da Seicho-No-Ie de que "todas as religiões, na essência, pregam a mesma Verdade", também será evidenciada ao explicar o budismo e o cristianismo com base na Verdade de que "a matéria não existe". Portanto, sem compreender a Verdade da não existência da matéria, não se realizará a identidade de todas as religiões na sua essência. Neste trecho consta especialmente: "com base na Verdade descoberta pela Seicho-No-Ie de que a matéria não existe".
 Sendo essa uma Verdade que o prof. Taniguchi recebeu em forma de revelação divina, seria natural que ele escrevesse "a Verdade descoberta por mim", mas escreveu "descoberta pela Seicho-No-Ie, sem mencionar seu nome. Na coleção A Verdade da Vida, há uma infinidade de citações semelhantes.
 Quando acompanhei o prof. Taniguchi em viagens para realizar Grandes Seminários em diversas regiões do Japão, ele pegou a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, e me disse:
 -Esta sutra Chuva de Néctar da Verdade foi escrita pela divindade Kanzeon Bosatsu utilizando-me como caneta. Se tivesse sido escrita por mim, eu não a estaria lendo diariamente.
 O prof. Taniguchi também tem citado no livro A Verdade da Vida, que escreveu esta obra, e outros livros por meio de revelações de Deus.
 "Mas em que consiste basicamente a doutrina da Seicho-No-Ie? Ela é constituída de Verdade horizontal, e Verdade vertical".
 A Verdade horizontal é a de que o mundo fenomênico não é existência real, sendo mera projeção da mente e, portanto, nele podemos manifestar qualquer situação, seja prosperidade ou pobreza, saúde ou doença, felicidade ou desgraça, segundo nossa própria atitude mental.
 A Verdade vertical é a de que o ser humano é filho do Ser Supremo, sendo, portanto, dotado de Vida infinita, sabedoria infinita, e todos os demais atributos do Pai, perfeição essa inerente à sua Imagem Verdadeira, ao seu "Eu verdadeiro". (A Verdade da Vida, vol. 17, p. 87).
 Lendo este trecho, percebi que o mundo fenomênico não é existência real, mas mera projeção da mente. O prof. Taniguchi nos ensina, que o mundo fenomênico é uma projeção da mente, porque não existe originalmente.
 Então compreendi, que as afirmações "O fenômeno não existe" e "O mundo fenomênico é mera projeção da mente" não são distintas, pois, ao despertarmos para a Verdade de que o fenômeno não existe, conseguiremos ter ciência nítida de que "o fenômeno é mera projeção da mente".
 Conclui-se que o fundamental é despertar primeiro para a Verdade de que "a matéria não existe"; é acreditar nisso. A partir disso, a pessoa conseguirá conscientizar-se claramente de que "o mundo fenomênico é mera projeção da mente". Na coleção A Verdade da Vida, e nos demais livros do prof. Masaharu Taniguchi, há inúmeras referências sobre a Verdade de que "a matéria não existe", por isso, quem deseja aprofundar a sua fé na Seicho-No-Ie, deve ler os seus livros sagrados repetidas vezes, e também praticar com toda seriedade a Meditação Shinsokan.

 Katsumi Tokuhisa



Nenhum comentário:

Postar um comentário